Porque grandes garotas não choram. Elas escrevem.

Cartas para Julieta

domingo, 20 de fevereiro de 2011


Sophie é uma jovem que trabalha como checadora de informações na redação de uma famosa publicação de Nova York, e busca uma oportunidade para mostrar seu talento também como repórter. Ela e seu noivo, Victor, um chef de cozinha, viajam para Verona para uma quase-lua-de-mel, que, no entanto, não parece estar indo muito bem...
Nesse meio tempo, Sophie descobre a Casa de Julieta, inspirada na eterna heroína de Shakespeare, onde mulheres de todas as partes do mundo deixam cartas presas em um muro com suas histórias e dramas de amor. Essas cartas são encaminhadas às chamadas 'secretárias de Julieta', um grupo de mulheres que responde as missivas. Encantada com aquele quadro, Sophie acaba se aproximando delas e, inesperadamente, descobre uma carta deixada no muro de Julieta datada de 50 anos atrás. Uma linda e triste carta. Sem poder resistir, e com o apoio das secretárias, Sophie responde a carta sem muitas pretensões... e ela acaba por descobrir que o amor verdadeiro pode resistir por até 50 anos de ausência, e mais: o amor verdadeiro pode surgir quando menos se espera.

Título original: Letters to Juliet
Ano: 2010
Com Amanda Seyfried, Gael Carcía Bernal, Christopher Egan, Franco Nero, Vanessa Redgrave
__________________________



Minha visão sobre o filme:

Esse é um tipo de filme raro hoje em dia, daqueles que quase não existem mais. É genuinamente romântico, sem ser meloso. É engraçado. É romântico. É comovente. É romântico. É inspirador. Eu já disse que é romântico? (risos)
A história é protagonizada por Sophie. uma jovem meio insatisfeita com seu trabalho, que anseia escrever histórias, e não apenas conferir dados. Quando ela parte com o noivo para a Itália não tinha grandes pretensões nesse sentido, a não ser curtir uma quase lua-de-mel com ele. Mas o rapaz parece mais interessado em gastar seu tempo entre vinhos, temperos e cogumelos, ao passo que Sophie, ficando sozinha em vários momentos, acaba por conhecer a Casa de Julieta. Lá, mulheres de todo o canto deixam presas em um muro cartas para a personagem, contando suas histórias e pedindo sua ajuda. Sophie fica encantada (e, confesso, eu também fiquei), ainda mais quando descobre um grupo de mulheres que responde aquelas cartas com toda a sensibilidade, em nome de Julieta.

Em mais um dia em que o noivo a deixou a ver navios, Sophie vai ajudar as secretárias de Julieta e acaba encontrando uma carta amarelada pelo tempo, perdida atrás de uma pedra no muro. Uma carta de 50 anos atrás, onde uma inglesa chamada Claire conta sua tristeza por ter de abandonar seu amado Lorenzo, já que a família dela não aceitaria o romance dos dois.
A carta é linda e comovente, e mesmo depois de tantos anos, Sophie decide respondê-la. E qual não é sua surpresa quando, tempos depois, aparece na sala das secretárias de Julieta ninguém menos do que o neto de Claire, reclamando com Sophie por ter enchido a cabeça da avó dele de caraminholas!
gnorando solenemente Charlie, o neto zangadinho, Sophie conhece Claire, e decide ajudá-la a encontrar o 'seu' Lorenzo - o que não é uma tarefa fácil, mas que pode ser extremamente recompensadora.
Muito romance por todos os lados, muitas cenas emocionantes e cutes, mas também muita graça: as brigas de cão e gato entre Sophie e Charlie no começo me renderam boas risadas, além das tiradas espertas de Claire, dos micos para encontrar Lorenzo Bartolini, entre outras coisas.
A trilha sonora também merece destaque: cheia de músicas italianas, além Love Story, da Taylor Swift, que eu amo de paixão e que caiu como uma luva para esse filme.
E a Itália.. Ah, a Itália. Como aquele país é lindo, aconchegante, romântico. O som da língua italiana me encheu de sonhos, as ruazinhas, as vielas, as mammas, os vinhedos em cada canto... tudo muito lindo.

Segue abaixo, é claro, a bela carta escrita por Julieta, ou sua secretária Sophie, para Claire:

Querida Claire,

“E” e “se” são duas palavras tão inofensivas quanto as palavras podem ser, mas, se colocadas juntas lado a lado, elas tem o poder de perseguir você para o resto da vida.
E se? E se? E se?
Eu não sei como sua historia terminou, mas se o que você sentia naquela época era amor verdadeiro, então nunca é tarde demais.
Se era verdadeiro então, porque não seria agora? Você só precisa de coragem para seguir seu coração.
É difícil imaginar um amor como de Julieta... Um amor que nos faça abandonar entes queridos, que nos faça cruzar oceanos.
Mas eu gostaria de acreditar que, se um dia eu sentisse esse amor teria coragem de ir ao encontro dele.
E, Claire, se não o fez naquela época, espero que ainda o faça um dia.

Com todo amor
Julieta.

Texto da carta de Sophie para Claire no filme “Cartas para Julieta”.


Beeijos ;*


Postar um comentário

"É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los"

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP